Você dorme bem? Acorda cansado, irritado e sem disposição para o dia?
- por Jorge Brito
- 18 de ago. de 2017
- 3 min de leitura

Saiba que você não está sozinha. Hoje são mais de 58,5 milhões de receitas anuais na venda de medicamentos para dormir?
A falta de sono é um dos problemas de saúde mais importantes que enfrentamos atualmente.
E um dos detalhes mais impressionantes que não é exclusividade de um ou outro, adultos, adolescentes e até crianças sofrem deste mal. Insônia ou sono de baixa qualidade.
Se você está se sentindo velho – falta de energia. Falta de concentração ou desatenção. Talvez até mesmo perda a perda de otimismo e/ou de alegria – pode estar diretamente ligado a seu sono, sabia?
Se você estiver ganhando peso, o sono pode também ser um dos vilões influenciadores desse processo.
Pouquíssimas pessoas reconhecem os sintomas da falta de sono. Se você demora para dormir, acorda várias vezes durante a noite ou simplesmente levanta cansado pela manhã. Existem soluções práticas para isso. Mas antes é preciso entender o que está acontecendo.
Eu sempre digo em meus vídeos, escute mais, pois quanto mais perguntas você faz, menos dúvidas você tem.
Vamos responder algumas perguntas:

Acorda cansado?
Acorda com a sensação de que poderia dormir mais 1 ou 2 horas?
Percebe que se não tomar café e outros estimulantes ou ingerir açúcar, não terá energia para passar o dia?
Precisa de café ou derivados da cafeína para acordar?
Ou precisa de café ou outra forma de cafeína para passar o dia atento?
Daria tudo para tirar alguns cochilos durante o dia?
Se sente “ligado/agitado” a noite, quando o normal era estar cansado, quando chega a hora de dormir?
Depende de medicamentos para dormir?
Deita na cama desejando cair no sono rapidamente?
Acorda com frequência durante a noite?
Preste bastante atenção, se você respondeu sim a pelo menos uma pergunta provavelmente está precisando melhorar seu sono. E se você respondeu sim a várias destas perguntas, a notícia boa é que, um aumento na qualidade do seu sono, significará S a Ú d E.
Aqui temos 8 dicas para você melhorar seu sono...

Diminua a temperatura do seu quarto. Dormimos melhor em uma cama quentinha e com o quarto mais frio. Sugestão 200 ou menos.
Colchão: Certifique se ele está firme e realmente confortável. Se tiver mais de 10 anos, troque-o.
Banho quente ajuda a elevar a temperatura do corpo, fazendo com que logo após o término do banho o corpo esfrie rapidamente provocando o sono.
Desligue seus sentidos. O quarto escuro e silencioso facilita o sono contínuo e profundo.
Crie um ritual para dormir. Construindo isso, você ganha tempo, afinal você não pode ter um dia todo agitado e simplesmente querer dormir. Crie seu próprio ritual, isso facilitará o seu sono.
Afaste os campos eletromagnéticos. Esses campos são emitidos por eletroeletrônicos, pesquisas acreditam que esses campos podem interromper a produção de serotonina e melatonina essenciais para uma boa noite de sono e para o humor. Acredita-se também que esses campos possam interromper a glândula pineal que ajudam a regular o sono e a vigília através da luminosidade.
Experimente suplementos naturais. Melatonina e magnésio podem ajudar no relaxamento do corpo e do cérebro. Mas antes consulte o médico.
Se não conseguir pegar no sono ou permanecer dormindo, levante da cama. Se em 45 minutos não pegar no sono levante e faça uma atividade relaxante. Ler ou ouvir música é uma boa opção. Após 1h deite novamente. É importante não associar sua cama a ficar acordado. Ao invés disso procure criar forte associação entre sua cama e o sono.
Espero ter colaborado para que você possa dormir melhor. É sempre bom ter a análise do um especialista no assunto, mas essas dicas são fundamentais para uma boa noite de sono.
Compartilhe com seus amigos que sofrem com essa mesma dor.
Um forte abraço
Comments